domingo, 17 de novembro de 2013

Serpenses Ilustres (Figuras da nossa Terra) VI

Filho de Joaquim de La Féria y Ramos e de Maria Gertrudes Calabaço, o Dr. Ramon Nonato de La Féria, nasceu em Serpa nos finais do Séc XIX.
Pouco encontrei sobre a vida e obra do Dr. Ramon Nonato de La Féria, médico de profissão, que bem merecia um aturado estudo tanto pela figura que foi, como pela sua acção em Serpa e em Lisboa.

Quando da implantação da Republica foi o Dr Ramon, que a anunciou ao Povo na então Vila de Serpa. A sua acção politica, de Republicano convicto, mistura-se muitas vezes com a sua posição de Presidente do Concelho da Ordem Maçónica, na qual se iniciou em 1914 na Loja Cândido dos Reis.

Esteve preso sem culpa formada de 1937 a 1939, sob a acusação de ser Maçom,  o que consta dos registos da PIDE, Serviços Centrais, Registo Geral de Presos, liv. 29, registo nº 5776 .
Foi também presidente da Direcção do então Grémio Alentejano nos anos de 1925 a 1928 e Director do Posto Clínico da Casa do Alentejo. Revista que no seu nº. 170 de Junho de 1951, lhe tece grandes e merecidos elogios, como dirigente, como médico e como Homem.

Transcrevo o que foi escrito acerca deste ilustre Serpense, quando do descerramento da lápide que deu o seu nome ao Consultório Clínico da Casa do Alentejo.
- “Ao comemorar o 28º aniversário do inicio da manifestação colectiva do regionalismo alentejano, entende o «Boletim da Casa do Alentejo» que secundou a homenagem de 1949 ao descerrar-se a lápide dando ao consultório o nome do Dr Ramon de La Féria, apresentar à consideração dos sócios da Casa do Alentejo o exemplo nobilíssimo desse Homem, Médico e Alentejano ilustre, que, num tempo de egoísmo e de interesse próprio, esquece tudo o mais para servir com desvelo e devotada abnegação, os que nascidos em terra alentejana carecem do amparo dos seus comprovincianos”-.