quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A minha primeira feira livre

A suspeita andava no ar há muito tempo e confirmou-se por esta altura do ano, quando a mãe informou a família que eu já podia ir sozinho à feira, afinal já era  crescido e o moço havia de se governar, como os outros. A partir daquele instante, os dias eram contados com alguma ansiedade pois tratava-se do primeiro dia em que seria eu a comandar as minhas decisões, sendo que tal evidência parecia não mais chegar.
Com o aproximar do dia, que se achou mais conveniente, talvez o terceiro dia de feira, encontrados os companheiros de aventura, contabilizou-se o capital aforrado e mais algum abono de de última hora lá partimos para a vila, não sem antes ter de ouvir as recomendações lá de casa,já de todos conhecidas à légua, que para além dos apelos ao saber comportar-se, incluíam ao mesmo tempo o imperativo dever de trazer as tradicionais lembranças da feira. Destas, faziam parte o cheiroso quilo de pêros, um pedaço de pinhoada e um objecto decorativo à minha escolha, porque não parecia bem vir da feira de mãos a abanar...
Era tamanha a ânsia, que partimos pela hora do meio-dia, tendo à chegada encontrada a feira numa espécie de dormência, dada a hora imprópria, devido à calma. 
Por ali andamos vagueando, sabendo eu ser obrigatório tomar a seguinte decisão: - Comprar agora (que ainda havia dinheiro) as lembranças lá para casa, sabendo que seria um estorvo andar até ao fim da festa de saco na mão... Assim, comprada a pinhoada, os pêros e uma boneca saída da barraca das argolas, faltava compor o ramalhete com a compra de um maço de tabaco "Sagres" que, embora consciente da gravidade da decisão, tal atitude representava mais um sinal de afirmação para se ser homem.
A feira era composta pela rua principal que entroncava no enfiamento entre o Jardim e o Cine-Parque Esperança e as outras ruas laterais de pouca importância para nós. Ao fundo "plantavam-se" as pistas dos carros, o carrossel e os circos com as suas estruturas de apoio.
A meio da tarde, já com a feira bem movimentada, havia que dar largas ao usufruto da liberdade conseguida, por isso, ora conduzia na pista de sentido único, onde havia menos emoção, ora na outra onde parecíamos voar em estradas de sonho. Aqui e ali via-se um ou outro chapéu na pista, de homens já "quentes" que se aventuravam a guiar tais máquinas, sendo tal, motivo de risada dos moços.Andar nestes solavancos, agarrado ao saco das lembranças, não era nada fácil, ainda por cima, a boneca podia partir-se....Contudo a felicidade parecia não ter fim e o grupo de vez em quando fazia uma incursão pelo carrossel com menos moção, onde saltávamos do lombo de uma girafa para o de um cavalo ou até agarrado à juba de uma leão que por ali ia passando.Contudo o que mais me admirava era a destreza com que os funcionários, em plena velocidade de ponta, iam até nós para receber os dez tostões da corrida e não caiam.
Já a noite ia alta, depois de ver como eles faziam, resolveu o grupo ir andar a última vez naquele sobe e desce, querendo eu experimentar a fineza de sair ainda com aquilo em andamento.Era fácil, bastava que quando fosse na parte rotativa, por um pé devagarinho na parte fixa da estrutura e... já está. Um trambolhão brutal que me levou escada abaixo, indo parar junto aos pés do policia postado à entrada do carrossel. Envergonhado e no meio de alguma galhofa dos outros, ficou-me na mão o saco vazio das lembranças. Foram encontrados no meio de algum restolho, a pinhoada, alguns pêros ofendidos e a boneca sem cabeça, estando esta não muito distante.
Acabou-se ali o estado de graça de um dia que estava a ser feliz e, nem as graçolas dos palhaços no Circo Popular, tinham a piada devida, nem a trapezista merecia as palmas concedidas, tal o estado de alma em que me encontrava, sabendo que em casa não me esperaria coisa boa, quando tivesse que mostrar as evidências do dia festivo.
As lembranças ofendidas, tal como a fatiota maltratada, foram recebidas com ar sério, ao contrário da fácil detecção do bafo mal disfarçado dos cigarros fumados durante o dia, que mereceram de imediato dois valentes sopapos nas ventas, em forma de correctivo por tamanha ousadia...!
estória auto-biográfica de
Francisco Montes