quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Serpenses Ilustres ( Figuras da nossa Terra) IV



Luís de Almeida e Albuquerque, Nasceu em Serpa na Rua da Capelinha  em 19 de Junho de 1819, filho de Bento de Almeida Vieira e Albuquerque e de Dª Ana Justina de Moura Furtado.
Licenciado em Leis aos 24 anos foi Lente na Escola Politécnica na cadeira de Economia Politica a qual regeu durante 62 anos.
Foi ainda Vereador e depois Presidente da Camara Municipal de Lisboa, Conselheiro de Estado, Secretário do Governo Civil de Lisboa, Vogal da Instrução Industrial e Comercial, do Conselho Superior do Comércio e Industria e Director Geral das Alfandegas.
Como Jornalista escreveu em várias publicações sendo mesmo proprietário do Jornal do Comércio e das Colónias do qual foi diretor, jornal em que colaboraram os maiores vultos da cultura do séc. XIX.
Na sua publicação “Recordações de Infância” Luis de Almeida e Albuquerque, que na verdura dos seus anos ainda sentiu o travo amargo dos seus medos, das suas perseguições, descrevia assim um dos episódios mais sanguinolentos da História da Vila de Serpa, vividos durante a guerra entre Liberais e Miguelistas:
                      Era esta Vila uma das que mais violentamente alimentavam ódios e as discordâncias,
                      em que ardia então todo o reino  e que para sempre assinalaram o medonho período
                      da nossa História, decorrido de 1828/1833.
O nome de Luis de Alemeida e Albuquerque, será dado a uma rua de Lisboa (Bairro da Graça) a instâncias do Conselgho da Faculdade de Ciências de Lisboa.
A toponimia de Serpa também o seu nome figura desde 1899 que a Vereação em 1967 transferiu para a rua atrás da escola primária (antiga escola do rapazes) junto ao Jardim.

Sem comentários:

Enviar um comentário